28/12/2010
24/10/2010
22/10/2010
23/09/2010
15/09/2010
11/09/2010
22/08/2010
26/07/2010
03/07/2010
27/06/2010
intrevista da semana (intelektu)
Intelektu- O meu nome vem da mente, do pensamento e da street.
e paz para o movimento hip hop, one.
- Quando e como entrou nas fileiras do Rap?
I- Tudo começou 1989-1990 nas ruas de Luanda (Cazenga) onde eu nasci, curti griotes como David Zé, Artur Nunes, Urbano de Castro, Waldemar Basto, Bob Marley e Peter Tosh, rapping Public Enemy, Rakim and Eric b, Queen Latifah, State Sonic, Sugar hill gang, em cassetes de um kamba que trouxe da França...ai pratiquei a cena de freestyle cypher com os outros emcee nos meeting.
- Alêm de MC, fazes mais algo pelo HipHop? Fale um pouco da essência do rap nacional visto fazeres parte dela?
I- Alêm de emcee sou activista desta cultura fiz parte da fundação nucleo rap em Angola em 1995 com manos como Tetembua, Xito, Dread Joseph, Revolucionário a.k.a Mayanda (Filhos da ala este) Tala, Kijandala, Fortaleza Neutra, Inferno 9 e muitos outros soldados. O rap nacional tem a sua essência nos ghetos da cidade de Luanda onde grupos como Pobres sem Culpa, Buda Beca Lekalo, Acção Positiva, Atitude Violenta, Negros Democratas, Àfrica Preta, Protesto e Poesia a.k.a Mutu Moxy a.k.a Intelektu vieram...
- Vives na Africa do Sul a muitos anos, tens estado na banda e estas ligado com o movimento sul africano, fale um pouco desta experiência?
I- Eu estou ligado com Hip-Hop universal e tenho o meu crédito no movimento Hip-Hop sul africano sou sempre convidado em shows e entrevistas e acho isto muito bom.
- Sei que na Africa do Sul há enúmeros MCs e grupos de Rap, será que vocês ai estão ligados?
I- Eu aqui na S.A. estou ligado com emcees como Landmynz, P.OC, Black Noise, ill Skills, Mingus, Ben Sharp, Zubz, Optical ill t.o.p, etc.
- quando te conheci eras Mutu Moxi agora Intelektu porque? onde andam os Militantes do Underground?
I- Epah como artista carrego várias carecteristicas que representam uma só ideia quando começei a fazer rap 89-90 eu era Protesto e Poêsia e depois mudei para Mutu Moxy o nome que mais defundiu-se na cena e agora Intelektu tudo isto signfica Mutu Moxy! Ou seja um emcee, um cérebro
- como vês o HipHop actual?
I- O hip-hop continua Hip-Hop não muda nada mano. continua cultura e consciência positiva...
- O que achas q os rappers devem fazer para desenvolver cada vez melhor a cena do rap
I- Acho que tem que haver mais seriedade nas actividades e disciplinar-se acerca da cultura, e não só fazer rimas e beats.
- qual é sua ideia qndo houves falar de rap comercial e underground?
I- Rap comercial e nada mais do que liricas sujas sem patavina com ânsia de lucro fácil. E o under Rap o real hard core puro, a verdade que o Cristo declarou e ninguem quer ouvir...
- Para além de músico que outra actividade exerces?
I- De momento trabalho e faco Hip-Hop e mais nada.
- Quantos cds tens lançados? Fale um pouco deles, quais as inflências na nossa sociedade?
I- Tenho 2 discos independentes gravados em lowbadget. “Verbalógia grado” em 2004-2005 e “Comboio do pensamento” gravado em 2006-2007, básicamente Rap puro da rua... E quanto as suas influência na sociedade é sim positiva porque carregam a verdade e é a verdade que os loucos precisam ouvir!
- Qual sua opinião acerca das eleições? visto que como angolano tens direito a voto mas não foi vos dado esta oportunidade por estarem no estrangueiro?
I- Eleições são uma mera mentira, as populações devem se educar e estarem a perceber a luz... Todas eleições no mundo são planos da nova ordem mundial ou seja illuminati. Por isso nenho presidente no mundo e eleito mais sim posto! E é triste quando as pessoas não sabem e se alegram com o voto.
- Quais são os teus dois MCs e dois produtores nacionais favoriotos?
I- MC´s Filhos da ala este e Mano António, productores Dj solo e Dimensão.
- E internacional?
I- Interna aljazz, Pete Rock, Micro2 e Shakal.
- hobbies?
I- Curto da net, ler, ouvir bom jazz/blues, sair com a kanuka para o cinema.
- Desporto favorito?
I- Basquet e soccer.
- Bebida?
I- Àgua ou apletiser.
- Cidade dos sonhos?
I- Luanda (Cazenga).
- Qual seu album e música de todos os tempos?
I- Verbalogia, música `Momento de refletir´ o son clássico de Mutu Moxy que a era do hip-hop muito passou estilo semba da banda.
- que conselhos deixas aos HipHoppers?
I- Manos vamos botar o ego, arrogância e ignorância fora e trabalhar todos juntos como movimento só assim vamos a vitória.
- Projectos de momento?
I- De momento estou a bumbar para o meu E.P. vem ai brevemente com o título` Fitas encotrada´ é uma junção de bwede sons que gravei algum tempo e não realizei então ai vêm as cenas fiquem atentos.
- Contactos?
I- Email: intelektu81@gmail.com, www.myspace.com/intelektu
19/06/2010
- rapublica 1993(http://www.mediafire)
- geracao rasca 1995 (http://www.mediafire)
15/06/2010
06/06/2010
19/05/2010
16/05/2010
07/05/2010
28/04/2010
Eduardo Chivambo Mondlane(Manjacaze, Gaza 20 de Junho de 1920- Dar es salaam, 03 Fevereiro de 1969) foi um dos fundadores e 1º presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), a organização que lutou pela independência de Moçambique do domínio colonial português. O dia da sua morte, assassinado por encomenda-bomba, é celebrado em Moçambique como o dia dos heróis de Moçambique.
Filho de um chefe tradicional, Mondlane estudou na missão presbiteriana Suiça próximo de Manjacaze, terminou os seus estudos secundários numa escola da mesma igreja na Africa do Sul e, depois de uma curta passagem pela universidade de Lisboa, foi ainda financiado pelos Suiços a fazer os estudos superiores nos Estados Unidos da America, onde se doutorou em sociologia.
Trabalhou para as Nações Unidas, no departamento de curadoria, como investigador dos acontecimentos que levavam à independência dos países Africanos e foi também professor de história e sociologia na universidade de Syracuse,
Em 1961, visitou Moçambique, a convite da Missão Suiça, e teve contactos com vários nacionalistas, onde se convenceu que as condições estavam criadas para o estabelecimento de um movimento de libertação. Por essa altura e independentemente, formaram-se três organizações com o mesmo objectivo: a UDENAMO (União Democrática Nacional de Moçambique), a MANU (Mozambique African National union, à maneira da KANU do Quénia e de tantas outras) e a UNAMI (União Nacional Africana para Moçambique Independente). Estas organizações tinham sede em países diferentes e uma base social e étnica também diferente, mas Mondlane tentou uni-las, o que conseguiu, com o apoio do presidente da Tanzânia, Julius Nyerere - A FRELIMO foi de facto criada na Tanzânia com base naqueles três movimentos, em 25 de Junho de 1962 e Mondlane foi eleito seu 1º presidente. Com Uria Simango como Vise-Presidente.
Nessa altura, Mondlane já tinha chegado à conclusão que não seria possível conseguir a independência de Moçambique sem uma guerra de libertação, mas era necessário desenhar uma estratégia e obter apois para levar a cabo, o que Mondlane começou a fazer. Os primeiros guerrilheiros foram treinados na Argélia e, entre eles, encontrava-se Samora Machel que o substituiria após a sua morte.
Eduardo Mondlane à 3 de Fevereiro de 1969, morreu ao abrir uma encomenda (em especie de livro) que continha uma bomba, na casa de uma ex-secretária de sua esposa, Betty King. Suspeita-se que a encomenda teria sido preparada
Mondlane deixou viúva, Janet Mondlane que foi 1ª Directora Nacional de Acção Social de Moçambique independente e a 1ª Presidente do Conselho Nacional contra a SIDA, já nos anos 2000-2004, e três filhos. Mais importante deixou um livro "Lutar por Moçambique", que só foi publicado alguns meses depois da sua morte, onde detalha como funcionava o sistema colonial em Moçambique e o que seria necessário para desenvolver o país.
África tem de descobrir Eduardo Mondlane. (espero com isto voce alimenta + a sua biblioteca.)
23/04/2010
por vezes ouvir e nao ver e grave porque assim criao_nos uma imagem da aquilo q na verdades nao somos! quero com isto contra dizer q as vezes oque vimos por muitas das vezes nao condiz a realidade. obrigado au blog site angola hip hop movimento por clarear esta da duvida entao podes ler o relatorio de samurai. Sinceramente não entendi quando fui informado ontem, que o senhor Miguel Neto falava no seu programa sobre um suposto beef entre a minha pessoa e o artista Leggezin Fin.
Tudo isto porque eu não permiti a entrada no palco deste mesmo artista durante o show de Kid Mc no Karl Marx.
Ora tomei tal atitude pelos seguintes factos:
. Nunca havia convidado o Leggezin Fin para este show, pelo contrário o próprio Leggezin é quem pediu-me para participar atravês do seu amigo Aranha...e eu disse ao Aranha para que quando o Leggezin chegasse a Luanda (o mano estava no EUA) que viesse falar comigo sobre o assunto...tal não aconteceu.
. O nome de Legezzin Fin nunca esteve presente no roteiro do show, e nem nunca foi mencionado durante a campanha promocional do evento.
. Se ele realmente havia sido convidado pela SAMK (tal como foi Phathar Mak), estes em nenhum momento informaram-me sobre o convite.
. Mais uma vez, se ele tivesse sido convidado da SAMK, este teria aparecido para o soundcheck e não apareceu.
Depois destes factos, o que realmente aconteceu foi que durante o show de Kid Mc no Karl Marx, estava eu no palco atrás dos pratos com o Bruno AG (não me lembro quem estava actuar no momento), quando o senhor Miguel Neto aparece e entrega-me um CD, dizendo que era da música de Leggezin Fin e perguntou-te quando é que este iria entrar.
. Sem estar a contar com tal situação, eu simplesmente neguei a entrada do Leggezin, porque as coisas não funcionam assim. Existia uma organização, não vou dizer que era das mais perfeitas, mas existia, e tal deve ser respeitada.
No fim do show recebi uma mensagem vinda do telefone do Aranha (amigo de Leggezin Fin) dizendo "C*na da tua mãe".
Foi de lamentar...
Sem querer confusões e na tentativa de evitar beefs, simplesmente ignorei o assunto.
Sendo assim, para que fique tudo esclarecido, afirmo aqui neste blog que não tenho e nunca tive nenhum beef com o Leggezin Fin e desejo-lhe sucessos nas sua carreira artística.
E que o senhor Miguel Neto não procure confusão onde não existe. Há outras formas de conseguir-se audiência.
One
Samurai
21/04/2010
04/04/2010
31/03/2010
25/03/2010
11/03/2010
07/03/2010
27/02/2010
De acordo com o que escrevem os jornais ingleses, a entrada na área vip da festa que Jay-Z organizou e pagou na discoteca Mirrah, após a gala dos Brit Awards 2010, na terça-feira passada, estava alegadamente vedada a brancos.
26/02/2010
22/02/2010
20/02/2010
03/02/2010
vem de rotterdam prince mostra em freestyle aquilo q sera mixtape, rotterdam esta acordado para ver sons em mix numa tape. beca lecalo prdzsns e another level estaram a prepar o prato do prince rapper pelo q a gente constatou o rapaz esta mesmo dope.de prencipio a cena esta em hollandes, mas aguardem mais news! tudo neste canal q liga os palopes eu mundo.
02/02/2010
como tivera dito a cena ja esta on line novo video independent. buda beca lecalo venho com essa cena recentimente repriender o q se tem visto em muitos rappers clonagen em excesso rap nacional mas muito ocidental. clones mc's eu nome do video q tenbem faz parte do promo single q esta a caminho relatorio publico. este e u comeco de uma nova era viemos indenpendentement dar mas voz as ruas beca lecalo prdzsns, another level, da hollanda para todos os canais de informacao blog,sites,youtubes etc..
rotterdam recebemos a cena recente de umas das vozes do rap palopes representando os caboverdianos troucemos a cena pesada do mano vieira. album wie is deze afrikaan? q em portugues quer dizer_nos quem e este africano! disponivel brevemente deixo as 11 track's para baixarem.
www.myspace.com/vieirazpk27/01/2010
de rotterdam 16 anos sbrevivendo no subterraneo.clones mc's novo video a ser gravado actualmente. lutanndo para o equilibrio do movimento hip hop em todas as linguagens buda beca lecalo marcou historia no movimento nacional. em rotterdam onde actualmente reside buda tem mostrado as sua voz carregando senpre os seus ideas de luta.falsas historia, e falsas escrituras mortes de reis e profetas para manipularem_nos os arqueologos hoje mostram_nos q sao eles e que estao escondidos na nossas historia. sensiblisacao atravez do cristianismo dominaram os 3reinos bakongos,mbundu,ovinbundo. exploracao repressao brutal isto tudo em 1498,mas hoje continuamos sabendo logo onde queremos ir eo que o futuro nos reserva. fundamentalismo senpre atraz do porque das coisas, palavras profeticas dizia q chegava essa hora' e apenas o prencipio do fim. e a morte eu reicontro da aqueles q souberam amar.surge meu rap com base nisto frisado hip hop revelacao hip hop outro. fiquem connectados brevemente o video para o pessoal tchecar ou clic.